sexta-feira, 30 de julho de 2010

Não penso, não existo, só assisto

Pra começar, me desculpem pelo tamanho do post anterior, mas foi necessário rsrs (prometo fazer desse algo mais light) =)
Bom, hoje resolvi escrever só um pouquinho sobre esse tema tão controverso que é a TV.
Antes que digam que sou anti-Globo, não sou...assisto alguns programas sim, mas repudío os programas que têm a chance de nos manipular conforme suas próprias vontades.

A princípio a televisão era pra ser divertimento, o que ainda deve ser no máximo 30% de sua essência atual, sendo o restante propagandas e fatalidades.

No entanto ainda há os "inocentes" que "compram" tudo o que vêem e escutam. Esse é o problema.
Hoje em dia temos de ter uma consciência formada sobre nossas idéias e convicções, porque se passarmos apenas algumas horas assistindo à programação "global" aceitando de braços abertos tudo o que nos é passado, sairemos da frente da TV com algumas novas idéias que não nos pertenciam antes.

DUVIDA? PROVEMOS:

» Há religiões que aconselham seus fiéis a não se dedicarem tanto tempo à frente da TV, muitas vezes não por encararem a TV como a "caixa do diabo" como alguns dizem, mas sim porque sabem o efeito que o aparelho pode exercer (mesmo que sutilmente) sobre o inconsciente de quem o assiste.
Uma novela, por exemplo, tem a facilidade de fazer o telespectador se identificar com os personagens, independendo até mesmo de suas atitudes, por mais que tais atitudes vão diretamente de encontro às idéias do próprio telespectador. Ex: uma telespectadora que por sua religião preza a fidelidade no casamento, pode chegar a torcer para que sua personagem favorita na novela fique com "ciclano" e largue de seu marido na novela.

Querendo ou não, sutilmente ou não, a telespectadora vai aceitando aos poucos novas ideologias, por mais que as repudiasse anteriormente.

Agora pense na quantidade de aparelhos de TV espalhados pelo país.
Tem gente sem ter o que comer em casa, mas assistindo TV ¬¬

A questão não é nem essa, o que realmente me incomoda é a influência que essa emissora tem no governo.

Não vou ficar entrando em detalhes, mesmo porque prometi no começo não fazer um post gigante, mas é algo extremamente revoltante.

A maioria das pessoas não sabe da existência do documentário "Beyond Citizen Kane", um documentário produzido em 1993 pela BBC de Londres que mostrou pro mundo todo a influência que uma certa emissora de TV (não preciso nem falar qual né? ¬¬) exercia no governo. O documentário escancara como Roberto Marinho defendia o interesse de certos políticos, em troca de vista grossa e favores do Governo à emissora e o pior de tudo, mostra o apoio que a emissora dava à ditadura militar.

Roberto Marinho ao saber da existência do documentário, mexeu seus pauzinhos para que o Governo proibisse a entrada do mesmo no país. E assim se deu. Por anos o documentário rodou o mundo mas não pode chegar a mão de quem mais precisava, dos brasileiros.

Pra quem tiver o interesse de assistir, faça o download do documentário AQUI ou assista a versão disponível no YouTube.

Uma coisa muito interessante é ver o até então metalúrgico Lula METENDO O PAU na Globo, e hoje, já presidente, é todo meigo com a emissora.

Não estou aqui pra convencer vocês de assistir a Record (que por sinal comprou os direitos do documentário ao lado e os detém até hoje), Band ou SBT.

O que me importa mesmo é fazer saber que nada é a toa nesse mundo. Notícias não são a toa, comentários não são a toa e muito menos a programação que você assiste.

Não deixe se influenciar...tenha seus princípios e ideologias, não aceite as que te oferecem.

Esse é um Blog de História, mas não há como ignorar que a Globo mudou certas vezes o rumo da nossa história. Como diz minha BIO no Twitter, há coisas que nunca nos disseram sobre nós mesmos (nem vão dizer se você não procurar). FIND IT!


6 comentários:

  1. parabéns cara,já assisti o documentário já tinha idéia do que a globo era capaz, sou professor substituto(Matemática) aqui IF-SE;mas já recomendei o documentário para meus alunos, valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Arionaldo....
    É, tem muita gente que não sabe o que rola por trás dos panos. Discernimento na hora de assistir é a melhor coisa que existe. Não é pq é um momento de diversão que vc tem que desligar seu cérebro. (y)

    ResponderExcluir
  3. Cara se ta de parabéns pelo blog, to te acompanhando o post do ronaldo em 1998 gostei muito. e sempre soube que a globo manipulava as eleiçoes e além de tudo, tu é corinthiano também brother! tenta fazer algum post sobre o timao nesses 100 anos ai! abraço

    ResponderExcluir
  4. Poxa, valew mesmo Eduardo, me deixa seu twitter que te sigo tb. Isso serve pra todos...to procurando dar Follow em todos que me seguem, mas 6000 e poucos seguidores não é facil...entao, é só deixar o twitter que sigo com imenso prazer...e a pedidos, próximo post sobre nosso Timão!

    ResponderExcluir
  5. vc esta de parabéns pelo documentário....

    ResponderExcluir