sexta-feira, 16 de julho de 2010

O Dia Que Ronaldo Parou - A Verdade

Bom, atendendo a pedidos, hoje me dispus a relatar algo memorável para a história esportiva do nosso país.
Você se lembra da Copa do Mundo de 1998 disputada na França? Com certeza sim. Tínhamos o sonho do penta cada vez mais perto com o passar dos jogos. Já no fase de mata-mata derrubamos o Chile, Dinamarca, Holanda na semi-final (um dos jogos mais emocionantes da história do Brasil nas Copas - Assista os melhores momentos aqui! - Vale a pena!) e eis que estávamos na Final. A Final era contra a França, uma seleção que nunca havia ganho uma Copa. Para piorar a situação dos franceses, o próprio país passava por um péssimo momento político e financeiro.

O Brasil inteiro estava confiante. No entanto, sempre dá uma certa tensão antes do jogo, não é?
Pois bem...mas naquele dia, 12 de Julho de 1998, o clima do Hotel da Seleção ficou tenso muitas horas antes da partida.

Ronaldo passou mal, chegou a espumar!
Mas o que realmente aconteceu?
Por se tratar de um dia doloroso na lembrança de todos nós, não nos faltam expeculações, hipóteses e conspirações para justificar tal dia. Minha tarefa agora será relatar EXATAMENTE e em ordem cronológica o que realmente aconteceu alí, algo simples como explicar que som é produzido ao se bater palma com uma mão só. xD

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

FATOS EM ORDEM CRONOLÓGICA
Cidade de Saint-Denis, França - 11 de Julho de 1998 - UM DIA ANTES DA FINAL

» A Seleção está concentrada em seu hotel.

» Ronaldo faz alguns exercícios pela manhã e sente um certo incômodo muscular no seu joelho direito. (Essa não foi a primeira vez durante essa Copa)

» Ronaldo avisa o Dr. Lídio Toledo, médico da Seleção. O Dr. Lídio dá um comprimido à Ronaldo afim de amenizar as dores e pede que ele descanse e o avise se os incômodos persistirem.

Cidade de Saint-Denis, França - 12 de Julho de 1998 - DIA DA FINAL

» Manhã - Ronaldo acorda e logo já sente os incômodos no joelho. Assim que consegue falar com o Dr. Lídio, Ronaldo o avisa das dores.

» 14:30 - Dr. Lídio vai ao quarto de Ronaldo e Roberto Carlos, e prepara uma injeção de xilocaína (nada que Ronaldo não estivesse acostumado) afim de novamente alivias as dores do Fenômeno.

» 14:40 - Todos estão descansando em seus quartos quando Ronaldo começa a ter ataques convulsivos. Se contrai todo, se debatendo e espumando. Roberto Carlos, seu companheiro de quarto, sai correndo pelos corredores do hotel assustado e pedindo ajuda.
Leonardo e Edmundo chegam ao quarto para ver o que acontecia e se chocaram com o que viram.
Com o passar dos minutos, Ronaldo recobrou a consciência e permaneceu no quarto com seus colegas, todos ainda assustados pelo fato.

» 16:00 - Zico, integrante da comissão técnica, a caminho de seu quarto, é avisado por Wendel de que havia algo de errado com Ronaldo.
Zico então vai até o quarto do Fenômeno e o encontra em estado de choque. Veja aqui a descrição de Zico sobre o exato momento em que ele entra no quarto.

» 17:00 - Jantar da Seleção no refeitório do hotel. Zico vê Ronaldo se alongando e Ronaldo reclama estar muito dolorido.

» 18:00 - A comissão técnica acha por bem fazer exames em Ronaldo para saber se há algo mais grave. Com esse fim, levam o jogador à uma clínica médica na cidade.

» 19:30 - A Seleção Brasileira sai do hotel (sem Ronaldo, ainda na clínica) rumo ao Stade de France (estádio da Final).

» 19:45 - Após fazer sua preleção, Zagallo entrega a relação dos 11 tirulares ao fiscal da FIFA. A tal lista continha Edmundo no lugar de Ronaldo.

» 19:55 - Ronaldo e Dr. Da Mata (comissão técnica) chegam da clínica com boas notícias, nada de mais grave acontecera ao Fenômeno.
Ronaldo então diz a Zagallo que está melhor e quer jogar. O "velho lobo" não questiona e o manda ao aquecimento, enquanto pedia ao fiscal da FIFA para trocar Edmundo por Ronaldo na lista dos 11 titulares.

» 20:10 - Os jogadores aquecem no gramado e os repórteres, sem entendem absolutamente nada sobre o "troca e destroca" na lista de Zagallo, tentam conseguir alguma explicação.

» 21:00 - ROLA A BOLA NO STADE DE FRANCE

E o resto infelizmente a gente já sabe...Brasil 0 x 3 França.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Com certeza a derrota mudou todo nosso foco para a convulsão de Ronaldo.
Se o Brasil tivesse ganho nós só teríamos pensado: "O Ronaldo teve convulsão? Puxa =/ Ele tá melhor? Ah, menos mal, o que importa é que o Brasil foi campeão!"
Mas como perdemos, hoje estamos aqui, 12 anos depois, ainda discutindo o assunto.

Quando o nosso amigo @thiagocesar6 sugeriu o tema, pensei de imadiato no que pensei naquele fatídico dia ao final do jogo. Pensei: "Esse jogo foi comprado, tá na cara". E na verdade essa versão do jogo comprado ainda rola muito na internet. Essa história de que a Nike não quis que o Brasil ganhasse nessa pra ganhar no Japão não tem fundamento. No entanto atento que isso acontece e muito no futebol.
Infelizmente futebol hoje deixou de ser paixão para ser negócio.

Porém, o que me levou mesmo a escrever esse post de hoje é que me lembrei que tenho um material bem interessante a ser divulgado e não são todos que têm acesso à ele.

No ano de 2002, véspera da Copa do Mundo Coréia-Japão, o jornalista Jorge Kajuru (@kajuruzinho) deu um mega furo de reportagem na revista Lance.

Kajuru investigou tudo o que aconteceu naquele dia da Final de '98 e chocou os leitores com os resultados de sua pesquisa. Kajuru recentemente publicou esse mesmo furo de reportagem em seu livro Condenado A Falar (que por sinal tenho com imenso carinho autografado pelo mesmo).

Segue abaixo alguns trechos da matéria com os fatos apurados por Jorge Kajuru que não foram levados à imprensa em '98:
"Acabou o mistério. Dez minutos antes da convulsão que quase o afastou da final da Copa do Mundo de 1998, Ronaldinho, o Fenômeno, sofreu uma infiltração de xilocaína no joelho direito. Foi a OITAVA em 32 dias, entre o primeiro e o sétimo jogos da Seleção Brasileira na França. E foi exatamente a oitava infiltração que causou a convulsão."

Notaram? OITO INJEÇÕES DE XILOCAÍNA NO MESMO JOELHO!
Segue...

"A infiltração, que misturava xilocaína e antiinflamatório derivado de cortisona, atingiu, por acidente, uma veia pequena e, ao se espalhar pela corrente sanguínea, causou a convulsão.
Fica evidente, agora, porque Lídio Toledo, médico da Seleção, permitiu que Ronaldo entrasse em campo poucas horas depois: só ele podia saber o que havia causado a reação e só ele podia saber se o atacante não corria risco de morte."

"Ronaldinho sofreu infiltrações durante TODO o Mundial, mas a prática só deu errado no dia da decisão contra a França."

Enfim, tal erro custou caro a integridade física de Ronaldo aquele dia e, além de tudo, abalou e muito o emocional de todo o resto do elenco que foi à campo ainda assustado com o fato.

Kajuru também relata que Ronaldo tentou éticamente proteger o Dr. Lídio Toledo, tanto que só 4 anos depois, em 2002, Ronaldo quebrou o silêncio sobre aquele dia em entrevista a Kajuru.

Note que no vídeo a seguir realizado pela Rede Globo no dia seguinte a Final, Ronaldo e o Dr. Lídio tentam explicar o incidente, porém, sem comentar nenhuma vez sequer a tal injeção de xilocaína, e atribuem a convulsão somente ao "nervoso" do momento. Assista o vídeo.

Futebol é assim...não podemos ganhar sempre...mesmo porque, se pudéssemos, perderia parte da emoção que tal esporte magnificamente nos proporciona.

Ronaldo é ídolo de todos nós e infelizmente aquele não foi um bom dia pra nenhum de nós brasileiros.






Fonte: Condenado A Falar - Jorge Kajuru e Revista Lance+ Ano 2 Nº72

12 comentários:

  1. Mais um vez meus parabéns, realmente isso é mais que história. Houveram boatos de que nesse acontecimento tiveram envolvimento da NIKE, e do Ricardo Teixeira, mais nada comprovado. O povo brasileiro é guerreiro, sempre luta para poder conquistar, e caso isso seja verídico vai frustrar nada mais, nada menos do que mais de 190 Milhões de pessoas que veem na copa um momento em que todos se unem em prol de uma Nação.

    ResponderExcluir
  2. Se tem um jornalista que respeito demais é o Kajuru. E ele deu uma declaração num programa do SBT antes da Copa afirmando que o Brasil NÃO iria ganhar essa Copa, pq já teria comprado a de 2014 para ganhar dentro de casa. Infelizmente, como ele mesmo diz, "não se iluda torcedor, futebol é negócio, nada mais que negócio!"

    Fico feliz por ter gostado Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comprou para tomar 7x1 kkkkkkk
      kajuru é um louco, assim como aqueles que acreditam nele!

      Excluir
  3. Uma coisa não entendi,o zagalo sabia que o Ronaldo não estava bem, e ainda coloca pra jogar... pediu pra perder (burro)

    ResponderExcluir
  4. Rios de mistério, como seria o futebol brasileiro se fosse levado a serio.!!

    ResponderExcluir
  5. Mesmo querendo ser mais vedadeiros pesam em nos enganar, pois para defender outros enterrese ou para proteger está paixão chamada futebol não são 100% verdadeiros

    ResponderExcluir
  6. Como explicar o inexplicável? Convulsão tem que tratar o resto da vida? Erro médico ou incidente por injeção de remédio seria uma boa explicação se não viesse tarde demais.
    A verdade é que o Ronaldo fofômeno, o zégallo e outros venderam a copa de 98.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então só você é quem tem as provas disso? Porque se não as tem, não passa de mera suposição vinda da sua cabeça.

      Excluir
  7. Amo o futebol mas essas coisas nos intrigam.... Vamos ser franco:
    -A copa de 98 foi comprada
    -A de 2014 naum, falar q ffoi comprada pra explicar esse vexame #7x1Alemanha #Vexamebrasileiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nd a ver burro... a copa naum rola nada disso....
      Parem de inventar essas coisas

      Excluir
  8. Foi tudo muito estranho,a França precisava ganhar,e como se viu depois que a CBF estava cheio de corruptos,acho que deve ter rolado muito dinheiro neste negócio todo.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir